Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Museu Pelé faz 10 anos com novidades

O Museu Pelé, ponto turístico icônico de Santos e parte vital do Centro Histórico da cidade, está em festa. Isso porque chegou aos 10 anos de história como uma referência não só arquitetônica, como da identidade da nossa região.

E o museu celebra seu aniversário com uma série de novidades que a gente conta aqui…

www.juicysantos.com.br - 10 anos do museu pelé

Exposição Love, Love, Love para comemorar que o Museu Pelé faz 10 anos

A grande estrela da comemoração é a exposição temporária Love, Love, Love, assinada pelo renomado artista Luis Bueno. Conhecido como @buenocaos, tem obras espalhadas por todo o mundo.

Inspirada no discurso emocionante de despedida de Pelé nos Estados Unidos em 1977, no qual o Rei do Futebol enfatizou o amor, a mostra exibe obras lambe-lambe e cartazes instagramáveis de Pelé em momentos definitivos de sua carreira, além de beijos simbólicos com figuras como Muhammad Ali, Freddie Mercury, David Bowie, o dróide C3PO (de Star Wars) e Salvador Dalí.

“É uma honra trazer a série ‘Pelé Beijoqueiro’ para o Museu Pelé. Pelé representa não apenas o futebol, mas também valores como amor e respeito”, diz Bueno. 

www.juicysantos.com.br - 10 anos do museu pelé

Para Flávia Arantes do Nascimento, a exposição se relaciona com um aspecto importante de seu pai.

“É sempre uma emoção, tudo que diz respeito ao meu pai, que sempre foi um cara atento, atemporal, à frente do tempo. O museu reflete toda a história dele e a exposição do Bueno é algo supermoderno. Fala de arte, de cultura, de educação. Não tem como não se emocionar”.

Realidade aumentada e + acessibilidade

A partir de agora, santistas e turistas podem mergulhar na trajetória do Rei com um novo aplicativo interativo.

O Caça Bola, desenvolvido em parceria com a empresa Criando Valor, é um jogo que mobiliza os usuários a localizar bolas virtuais espalhadas pelo museu. Assim, os visitantes podem desbloquear conteúdos especiais e gerar filtros para selfies comemorativas.

www.juicysantos.com.br - 10 anos do museu peléFotos: Carlos Nogueira/PMS

Além disso, o museu investiu em acessibilidade com a colaboração da Central Municipal de Mediação em Libras, tornando informações sobre as exposições acessíveis através de vídeos em Libras e com legendas no YouTube.

Em parceria com o Santos FC

E já que não dá pra falar de Pelé sem falar de Santos Futebol Clube, vai rolar o lançamento da Copa Museu Pelé de Futebol. Ela é para estudantes da rede municipal até 15 anos e vai promover o esporte e a história do jogador.

Estarão na disputa seis equipes femininas (UMEs Maria Luiza Alonso Silva, José Carlos de Azevedo Jr., Oswaldo Justo, Avelino da Paz Vieira, Cidade de Santos e Florestan Fernandes) e dez masculinas (Maria Luiza Alonso Silva, José Carlos de Azevedo Jr., Oswaldo Justo, Avelino da Paz Vieira, Cidade de Santos, Florestan Fernandes, Judoca Ricardo Sampaio Cardoso, Monte Cabrão, Vinte e Oito de Fevereiro e Mario de Almeida Alcântara).

E msemanalmente, alunos de jornada ampliada da rede municipal visitarão o museu e passearão de bonde no Centro Histórico, dentro do projeto Educação em Campo.

Um sonho realizado

O museu que leva seu nome foi uma realização em vida do rei do futebol.

Inaugurado em 15 de junho de 2014 como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA, realizada no Brasil, o espaço fica no Valongo, em dois casarões conectados e erguidos em 1867 e 1872 e que foram antigas sedes da Prefeitura e a Câmara de Santos.

Pelé recebeu propostas de vários países, como Estados Unidos e Japão, mas sempre quis que sua história ficasse registrada em Santos, cidade que o acolheu e o projetou para o mundo.

Desde sua abertura, mais de 490 mil pessoas já passaram por lá. E, em 2021, passou a ter entrada gratuita para estimular ainda mais o turismo no Centro Histórico.

O falecimento de Pelé, em 29 de dezembro de 2022, fez crescer o interesse do público, inclusive dos mais jovens que sequer tiveram a oportunidade de assistir à lenda nos gramados. Um dia depois de sua partida, o museu bateu o recorde de visitantes em um dia (6 mil). Além disso, fechou 2023 com 81,6 mil, maior quantidade registrada em um ano.

O que tem no Museu Pelé

Você vai encontrar, em uma trilha muito bem construída, documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre outros itens do acervo pessoal do “atleta do século XX”.

São 4.134m² em que o público também tem acesso a áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do craque.

Na linha do tempo, o visitante se aprofunda na infância pobre do menino Edson, na cidade mineira de Três Corações, passando pelos primeiros passos no futebol já na cidade de Bauru (SP), a chegada ao Santos e a estreia na seleção brasileira, até suas dezenas de conquistas pelos gramados do mundo inteiro.

Nos mezaninos, está a exposição 4 Copas e 1 Rei. A mostra reconstrói com objetos históricos e narrativas a participação de Pelé nos mundiais de 1958, 1962, 1966 e 1970.

www.juicysantos.com.br - 10 anos do museu pelé

Ao longo do ano, o equipamento também recebe exposições temporárias. As mais recentes são Tecendo histórias: as camisas do Rei Pelé, que fica até 31 de dezembro de 2024 e a recém-inaugurada Love, Love, Love, em cartaz até 30 de junho.

O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo.

Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.

Texto porFlávia Saad
Santos (SP)