Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Parada LGBT de Santos: tudo sobre a edição 2024 da festa

Mais do que uma celebração pela vida e as lutas da comunidade, a Parada LGBT de Santos neste ano foca na importância de votar em políticos com uma visão progressista para as eleições municipais.

Em 2024, em sua sétima edição, a Parada do Orgulho LGBT+ de Santos será no dia 30 de junho, último domingo do mês, com concentração na Praça José Bonfácio. E ela segue até as 20 horas com atrações culturais na Praça Mauá.

Ou seja, é dia de muita alegria, intensidade e ativismo no Centro Histórico.

www.juicysantos.com.br - parada lgbt santos 2024Foto: Marcelo Colmenero

O encontro da população lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer, intersexual, assexual, pansexual, não binária e mais tem um significado muito importante na cidade – em especial, nesta época. Se você também apoia que um lugar mais diverso também é um lugar mais interessante e rico em todos os aspectos – cultural, econômico e social -, então precisa apoiar esse movimento.

Quer saber quem vai comandar o fervo no trio? A gente conta:

  • As drag queens Akkiyra Star Rios, Antonella, Deggy Bancks, Fucksia, Kethellyn Loren, Pink Kim, Shey Lona e Tick
    Poul
  • O grupo de dança Baixada Hip Hop fará intervenção à frente do trio
  • E a trilha sonora fica por conta do DJ Lukas Derek.

O palco da Praça Mauá terá os DJs Ale Vilela e Paula Pivatto, além das drag queens Ally Bee Rios, Carla D’VAINNER, Hannah Deggy Bancks, Jessica Close, Marcela Summer, Mohara Benatto, Naylla Vellaskez, Olívia Olí, Samantha Dior e Satanaja. A música ao vivo
ficará por conta da Banda O Último Banco do Bar. E as apresentações têm à frente Tchaka Drag Queen e Ariella.

www.juicysantos.com.br - parada lgbt santos 2024

Direitos LGBT em pauta

Com o tema central a luta “Contra o retrocesso no legislativo, vote por direitos LGBT”, o evento (em nível nacional) pretende não apenas celebrar a diversidade, mas também iniciar um debate crucial sobre a importância de eleger representantes comprometidos com a manutenção e avanço dos direitos conquistados pela comunidade LGBT.

Desde a conquista do direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, assegurado em todo o país desde 2013, até o reconhecimento do uso do nome social por pessoas transgêneras, garantido desde 2016 em nível federal, a Parada LGBT+ destaca a urgência em proteger essas conquistas. Além disso, a criminalização da LGBTfobia, equiparada a outros crimes de ódio como o racismo pelo Supremo Tribunal Federal em 2019, figura entre as pautas prioritárias para a comunidade LGBT.

Como já falamos, não se limita a uma manifestação festiva; é um chamado à ação política e cívica.

Vote em quem acolhe a sua comunidade

Daisy Eastwood, presidente da APOLGBT Santos (Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos), enfatiza a necessidade de eleger candidatos que não apenas defendam, mas também promovam políticas públicas inclusivas e respeitosas com a diversidade sexual e de gênero.

Ou seja, votar de forma consciente é ter, acima de tudo, um critério rigoroso na escolha de quem te representa.

Com um histórico de resistência e celebração, a Parada LGBT+ de Santos continuará a ser um espaço de visibilidade e empoderamento para a comunidade, reforçando a importância de se manter vigilante contra qualquer tentativa de retrocesso nas conquistas alcançadas. Este ano, mais do que nunca, o evento se posiciona como um ato político de resistência e esperança por um futuro mais igualitário e inclusivo para todos.

Atividades pré-parada

A Parada já teve um esquenta no dia 22, com a terceira edição dos Jogos da Diversidade, no Centro Esportivo M. Nascimento, na Zona Noroeste.

No sábado (29 de junho), é a vez da DiversaFeira – Feira da Diversidade de Santos. Das 12h às 20h, o Centro Cultural Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado 48, Vila Mathias) recebe mais de 50 empreendedores LGBT+ da região e você vai poder fortalecer esse mercado consumindo de quem faz parte da comunidade. Ah, e quem passar por lá confere também a presença de Tchaka Drag Queen, apresentadora oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, e a drag Ariella. Rolam, ainda, apresentações artísticas com Alexia Müller, Ava Rissati, CaoZ, Cassy BC, House of DDD, Kelvyn, Leci Brandão Cover, Nicolly Hill, Sophia Lima, Valentinna Dior e Yara Mansur.

www.juicysantos.com.br - parada lgbt santos 2024

Veja a agenda de debates do dia 29 de junho

  • 15h30: Representatividade LGBT+ na política, com o presidente do ConLGBT, Wellington Araújo, Mayara Natale, da ABRAI (Associação Brasileira de Intersexos), e a vereadora pela cidade de Santos, Débora Camilo. O bate-papo será mediado por Daisy Eastwood.
  • 16h30: Qual a Parada que queremos?, mediada pela jornalista Arminda Augusto, gerente de projetos
    institucionais do Grupo Tribuna, com membros da Executiva da APOLGBT Santos e
    Nelson Matias, presidente da Parada São Paulo.
  • 17h30: roda de conversa com Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Núcleo Baixada Santista
  • 19 horas: roda de conversa Por uma vida livre de violências – uma análise biopsicossocial, com o psiquiatra Gabriel Francisconi e a psicóloga Daniella Stazack.

Haverá ainda um ato interreligioso e, a partir das 18 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som de Santos, ocorre a instalação da mostra ClanTransDetina, do fotógrafo Rodrigo Montaldi. E a atividade de encerramento da Mostra Baphônica de Cinema LGBT+ de Santos exibe o longa “Nós somos o amanhã”, de Lufer Steffe, e os curta-metragens “Chá de Memórias da Nopen”, de Eduardo Ferreira, e “Pandemia”, de Thays Villar, além da homenagem à cineasta Raquel Pellegrini por sua carreira.

Texto porFlávia Saad
Santos (SP)